Centronor

PROJETOS SOCIAIS CENTRONOR

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Meio Ambiente, Educação e Sustentabilidade

O Projeto Meio Ambiente, Educação e Sustentabilidade teve início em setembro de 2005, através de uma ação conjunta entre as empresas mantenedoras do Centronor e a Prefeitura Municipal de Vacaria, com o intuito de promover a Educação Ambiental para estudantes, tornando-os multiplicadores de ações ecologicamente corretas na comunidade. Para isso, desde 2005, o Centro dos Amigos da Natureza, localizado no Centronor, recebe com agendamento cerca de 850 estudantes por ano, que participam das seguintes atividades ecopedagógicas: palestra "Trânsito e Ambiente", rodada de conversa sobre mudanças climáticas, coleta seletiva, compostagem, preservação e conservação dos recursos naturais. No local, os estudantes também desenvolvem habilidades de música e sensibilização através de caminhada na Trilha da Mata Nativa e recebem lanche antes de retornar para a Escola.

No ano de 2006 as empresas parceiras também iniciaram o PREVE - Projeto de Recuperação da Vida Vegetal, que acontece no Espaço Ambiental Gralha Azul, localizado no Viveiro Municipal de Vacaria. No local são desenvolvidas atividades relacionadas ao desenvolvimento e plantio de espécies nativas (araçá, guabiju, guavirova, sete capotes, cerejeira, pitangueira, etc) e uma coleção de plantas medicinais. As mudas são preparadas o ano todo para distribuição gratuita em eventos de cunho ambiental na cidade. O Espaço Gralha Azul recebe cerca de 200 estudantes ao ano, para atividades educativas ao ar livre.

Desde o ano de 2008 os dois projetos acima citados são a base do PROPEVA - Programa Permanente de Educação Ambiental de Vacaria e contam também, com apoio do Fórum Agenda 21 Vacaria e pelo COMDEMA-Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente.

Atualmente o PROPEVA conta com os seguintes projetos, em parceria com as empresas:

- Meio Ambiente, Educação e Sustentabilidade, que envolve 850 estudantes/ano no Centro dos amigos da Natureza;

- Projeto de Recuperação da Vida Vegetal, que atende 200 estudantes/ano no Espaço Ambiental Gralha Azul;

- Lixo-Limpo, que visa sensibilizar o comércio sobre correto descarte do resíduo produzido, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010). Agendamento de visitas de estudantes a diferentes setores de empresas locais: farmácias, supermercados, postos de combustível já foram visitados e orientados. Em 2016, serão visitados e orientados os revendedores de lâmpadas fluorescentes, a fim de que a comunidade possa devolver lâmpadas fluorescentes queimadas no comércio revendedor. Os estudantes recebem camiseta com identificação do projeto e antes das visitas são preparados com palestras e rodadas de conversa, na escola.

- Manejo Integrado de Resíduos Sólidos, que sensibiliza 500 estudantes/ano através de visitas orientadas ao Aterro Sanitário Municipal onde é conhecido o tratamento do chorume e como funciona o aterro sanitário (Vacaria não possui lixão). Ao final da visita, é proporcionada conversa com a Associação de Recicladores São Francisco, para conhecimento sobre o destino do material reciclável oriundo da coleta seletiva.

- Nascentes do Futuro, que sensibiliza 300 estudantes/ano através de visita orientada na área da Bacia de Captação Hídrica do município, em vista de que Vacaria conta com 9 nascentes principais que formam um ponto de acúmulo (lago) cuja água é bombeada até a Estação de Tratamento;

- De Olho no Óleo, que monitora 30 OLEOPONTOS (no comércio e escolas) para destino correto do óleo de fritura, que depois de usado é disposto em bombonas e uma empresa conveniada (Ecosinos) encaminha para fabricação de ração de animais;

- Descarte de Eletroeletrônicos, que mantém um ECOPONTO (no Mercado Público Municipal) para destino correto de eletroeletrônicos, através da empresa conveniada Natusonmos;

- Agenda 21 Local e COM-VIDAS (Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida) com palestras com temas ambientais em escolas e empresas locais, oficinas de fotografia ambiental, promoção de seminários, rodadas de conversa, cursos e eventos na comunidade, envolvendo cerca de 20 mil pessoas/ano.

A coordenação dos projetos é realizada pelo instrutor Júlio Cesar Zingalli e pela bióloga Marli Borsoi Pereira.

INSTITUCIONAL

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